Transição POC/SNC Passo a Passo

1. Verificar se a sua assistência está em dia tanto na Hbase como na Noáxima. Está em dia? muito bem, então pode passar para o ponto 2.

2. Actualizar os programas Principal e Contabilidade em Actualizações.

3.  Criar o plano de referência SNC
Está opção que se encontra no menu de Utilitários da Contabilidade vai criar um plano SNC em função do plano POC desta empresa. Muitas das características do plano POC são assim transferidas automaticamente para o plano SNC de referência.

plano SNC

O plano SNC de referência pode ser visualizado e alterado na opção ‘Plano SNC de Referência” no menu Ficheiros. De salientar que este plano não tem contas de clientes e fornecedores. Essas contas só serão automaticamente criadas posteriormente aquando da inicialização da nova Empresa SNC.

4. Grelha Conversora.
É na grelha conversora que são definidas as correspondências entre as contas POC e as contas SNC.  Ao entrar pela primeira vez na opção, a grelha é preenchida com todas as contas POC de movimentos (com saldo) na primeira coluna. Muitas das correspondências para as contas SNC  (segunda coluna) já vêm igualmente preenchidas pelo programa. As correspondências ainda não preenchidas terão que ser definidas pelo contabilista, que poderá também alterar as correspondências existentes.
grelha conversora SNC

Poderá ser usada a funcionalidade “Verificar a Grelha” para comprovar a integridade da mesma.

Quando a grelha  estiver completa, poderemos passar para o próximo passo.

5. Transferência para a nova Empresa SNC.
a. Criar o nome da nova Empresa em “Empresas” e colocar um visto em “SNC”.
empres SNC
b. Criar os ficheiros da nova Empresa:  Escolher a nova empresa em “Selecciona Empresa”. De seguida são criados os ficheiros, aparecendo as respectivas janelas com as datas iniciais  (2010/00 ou 2010/01) .
Voltar a empresa POC seleccionado-a novamente.

c. Inicialização do Plano SNC na nova Empresa: no menu “Fecho de Ano”
inicializa plano SNC

Ao correr essa opção será criado o plano SNC na empresa nova, serão efectuados os lançamentos dos saldos iniciais no mês 0/2010.  Se for preciso fazer  rectificações, como subdividir valores por subcontas, poderão ser facilmente efectuadas rectificando os movimentos criados no mês 0.
Obs.: Para as contas de movimentos de terceiros (clientes e fornecedores) não existem movimentos de saldo inicial, ele é directamente associado ao acumulado das contas.

 
Desenvolvimento de software @ 2019 NOÁXIMA Informática, Lda.