Acerto do IRS corta pensões este Natal

Acertos de IRS em pensões relativos a 14 meses depois de chumbo do Tribunal Constitucional estão a reduzir o subsídio que é pago neste Natal

 

Os reformados da Segurança Social estão a ser apanhados de surpresa com o valor do subsídio de férias, que é pago agora em dezembro. O extra devido aos pensionistas quase não chega a sair dos cofres do Estado, uma vez que o Governo aplica um corte em sede de IRS pelo facto de estar a pagar a 14 meses e não a 13 como inicialmente os escalões previam. A situação ocorreu em novembro com os aposentados da Caixa Geral de Aposentações (CGA), onde houve casos em que, feitos os descontos, se recebeu menos do que se não houvesse subsídio.

No caso da Segurança Social, o acerto de IRS leva cerca de 200 euros em cada mil de subsídio, pelos cálculos do bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Domingues Azevedo. Numa pensão de quatro mil euros, só se vai receber 30% desse valor no subsídio. Para os pensionistas, que têm acorrido à Segurança Social à procura de respostas, foi uma surpresa. No Estado, a surpresa foi no final de novembro. Os aposentados da CGA chegaram a ter cortes de 65%. Num caso, a que o CM teve acesso, a reformada auferia 3000 euros de pensão mas, ao receber igual montante como subsídio, subiu de escalão e recebeu, após os descontos, 2857 euros líquidos.

FONTE: CORREIO DA MANHÃ



 
Desenvolvimento de software @ 2022 NOÁXIMA Informática, Lda.